Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social revela que Araras tem atualmente 128 pessoas vivendo em situação de rua. O dado faz parte do relatório do primeiro trimestre de 2025 do Centro Pop “Dr. Narciso Gomes”, divulgado nesta quarta-feira (21).
Dos 128 identificados, 85 são naturais de Araras e 43 vieram de outras cidades. A maioria é composta por homens (120), enquanto apenas 8 são mulheres. A faixa etária predominante está entre 20 e 30 anos, segundo o relatório.
De acordo com a coordenadora da Proteção Social Especial, Bianca Barbosa do Vale, as principais causas que levam uma pessoa a viver nas ruas são o uso abusivo de drogas e álcool, rompimento de vínculos familiares, desemprego e falta de moradia. “Conseguir que essas pessoas retornem ao convívio social e familiar é uma tarefa bastante complexa, que envolve o desejo de mudança de cada indivíduo, o fortalecimento dos laços familiares e, principalmente, a atuação de um conjunto de políticas públicas”, explica.
Apesar dos desafios, o trabalho desenvolvido pelo Centro Pop, em parceria com o IDE (Instituto de Difusão Espírita), tem gerado resultados. No primeiro trimestre deste ano, dez pessoas foram retiradas das ruas de Araras. Algumas conseguiram retomar o convívio com suas famílias, enquanto outras obtiveram emprego formal e passaram a pagar aluguel, reconstruindo suas vidas.
O Centro Pop oferece serviços essenciais como alimentação, banho, acesso à documentação, rodas de conversa, cine-debate e acompanhamento individualizado. Cada pessoa atendida recebe um Plano Individual de Acompanhamento (PIA), com metas e ações específicas para sua reinserção social.
O trabalho é conduzido por uma equipe multidisciplinar, em articulação com outros serviços, como o CAPS AD, que oferece suporte a quem enfrenta problemas com dependência química, e a Patrulha Social da Guarda Civil Municipal, responsável pela abordagem e encaminhamento das pessoas em situação de rua para os serviços de assistência.
O Centro Pop está localizado na Avenida Dona Renata, 788, Centro (próximo ao McDonald’s) e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, pelo telefone (19) 3547-6672. O IDE, parceiro na execução do serviço, funciona na Rua Emílio Ferreira, 177, Centro (próximo ao Tiro de Guerra), com contato pelo telefone (19) 3541-5215.
Fonte: Secom/PMA
Apesar de proibidos no Brasil desde 2009, os cigarros eletrônicos — conhecidos como vapes —…
Um estudo do Banco Mundial divulgado em dezembro de 2023 acendeu um alerta sobre o…
A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania reconheceu, nesta quinta-feira…
A Secretaria Municipal da Saúde de Araras realiza, nesta quinta-feira (22), mais uma etapa do…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória (MP) que promove mudanças…
A Prefeitura de Araras anunciou que as obras da rotatória no cruzamento da Avenida Fábio…