Categories: Cidade

Araras tem 110 pessoas em situação de rua, aponta levantamento da Assistência Social

A cidade de Araras conta atualmente com 110 pessoas vivendo em situação de rua, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social. O dado reflete a realidade da população vulnerável cadastrada no município, mas pode ser ainda maior, já que, possivelmente, algumas dessas pessoas não frequentam os serviços públicos oferecidos e permanecem em bairros mais afastados.

De acordo com a Secretaria, em 2024 foram realizados 5.669 atendimentos a essa população, uma média de 19 por dia. O mês de julho foi o mais crítico, com 368 atendimentos registrados. Para tentar acolher e oferecer suporte a essas pessoas, a Assistência Social, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), realiza abordagens frequentes nas ruas, além de trabalhar em parceria com o albergue do Instituto de Difusão Espírita (IDE) e com a rede socioassistencial do município.

Centro Pop oferece apoio completo às pessoas em situação de rua

O principal ponto de apoio para essa população é o Centro Pop “Dr. Narciso Gomes”, um espaço de referência para o atendimento de pessoas em situação de rua. O local oferece suporte psicossocial, alimentação, higiene pessoal e orientações para reinserção social.

Além dos serviços básicos, o Centro Pop disponibiliza áreas para banho, troca de roupas, café da manhã, doação de marmitas e fornecimento de passagens para “trecheiros” — pessoas que vivem nas ruas e se deslocam frequentemente entre cidades. O objetivo é proporcionar acolhimento e apoio para que possam retomar a vida de forma digna.

O espaço também realiza atividades para fortalecer os vínculos sociais, como o projeto “Cine Pop”, que promove sessões de cinema seguidas de rodas de conversa. Além disso, são oferecidas oficinas voltadas à cidadania, saúde e qualificação profissional, incentivando a autonomia e reintegração dessas pessoas à sociedade.

Para a coordenadora da Proteção Social Especial, Bianca Barbosa do Vale, o trabalho integrado com os serviços de saúde é essencial para enfrentar problemas como o abuso de substâncias psicoativas e a violação de direitos. Já o coordenador do Centro Pop, Sidinei de Pontes, destaca a importância das abordagens e do fortalecimento de parcerias para garantir que todos tenham acesso aos serviços oferecidos pelo município.

O Centro Pop “Dr. Narciso Gomes” fica localizado na Avenida Dona Renata, 788, no Centro, próximo ao McDonald’s. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e pode ser contatado pelo telefone (19) 3547-6672.

Cesar

Recent Posts

Como comunicar a morte do paciente aos familiares?

A participação do Dr. Agnado Piscopo nesta terça-feira (11), no Programa Marcelo Franchozza, tratou de…

7 horas ago

Pesquisa aponta que 58% dos brasileiros têm imagem negativa de Janja

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, 58%…

8 horas ago

Morador de rua é encontrado morto na praça da Biblioteca em Araras

Um morador de rua foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (11), em um banco…

14 horas ago

Jovem é morto a tiros e criança é baleada na coxa em Rio Claro

Um jovem de 23 anos foi morto a tiros, e uma criança de 10 anos…

19 horas ago

Com um a menos, Inter de Limeira segura empate contra o São Paulo e deixa a lanterna do Paulistão

A Inter de Limeira conseguiu um resultado importante na noite desta segunda-feira (10) ao arrancar…

19 horas ago

Mega-Sena sorteia R$ 47 milhões nesta terça-feira (11)

A Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (11) R$ 47 milhões, prêmio acumulado no último sábado (08),…

19 horas ago