Um mapa interativo feito pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo aponta a cidade de Araras como área de risco de transmissão da febre maculosa. O município registrou duas mortes em 2020, duas em 2021 e teve um caso confirmado e curado em 2022. Neste ano de 2023 a cidade de Araras possui cinco casos suspeitos aguardando resultados dos exames. A informação foi divulgada primeiro pelo site G1.
Na última semana, pelo menos quatro pessoas morreram da doença na região de Campinas. O município de Leme teve duas mortes pela doença no ano passado.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo afirma que a cidade de Araras está no mapa de área de risco de transmissão “a partir de rigorosas investigações de campo, avaliações acarológicas e mais uma série de medidas realizadas pelo Instituto Pasteur em conjunto com os municípios da região”.
De acordo com o Ministério da Saúde, “a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável”, ou seja: há formas leves e formas graves, com elevada taxa de letalidade. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças que causam febre alta.
O mapa interativo abrange área de risco de transmissão de febre maculosa, porém, segundo a secretaria, isso não significa, necessariamente, que há casos confirmados ou em investigação no local naquele momento, mas sim que a presença do carrapato estrela já foi registrada na região. Uma vez identificada é impossível eliminá-la, sendo adotadas todas as medidas necessárias para controle do vetor.
O objetivo do mapa de risco é alertar pessoas que vivem ou visitam aquele local sobre a possibilidade de contrair a doença e a necessidade de adotar medidas de proteção.
Sintomas
A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
Febre
Dor de cabeça intensa
Náuseas e vômitos
Diarreia e dor abdominal
Dor muscular constante
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
Gangrena nos dedos e orelhas
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
O ministério ressalta que, além dos sintomas acima, com a evolução da febre maculosa, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.
Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…
A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…
O prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD) anunciou em suas redes sociais alguns dos novos…
Novembro um mês marcado por uma expectativa importante para quem trabalha com carteira assinada: é…
Um caminhoneiro de 23 anos morreu carbonizado após bater em outro caminhão, na madrugada desta…