Um mapa interativo feito pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo aponta a cidade de Araras como área de risco de transmissão da febre maculosa. O município registrou duas mortes em 2020, duas em 2021 e teve um caso confirmado e curado em 2022. Neste ano de 2023 a cidade de Araras possui cinco casos suspeitos aguardando resultados dos exames. A informação foi divulgada primeiro pelo site G1.
Na última semana, pelo menos quatro pessoas morreram da doença na região de Campinas. O município de Leme teve duas mortes pela doença no ano passado.
A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo afirma que a cidade de Araras está no mapa de área de risco de transmissão “a partir de rigorosas investigações de campo, avaliações acarológicas e mais uma série de medidas realizadas pelo Instituto Pasteur em conjunto com os municípios da região”.
De acordo com o Ministério da Saúde, “a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável”, ou seja: há formas leves e formas graves, com elevada taxa de letalidade. Os sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças que causam febre alta.
O mapa interativo abrange área de risco de transmissão de febre maculosa, porém, segundo a secretaria, isso não significa, necessariamente, que há casos confirmados ou em investigação no local naquele momento, mas sim que a presença do carrapato estrela já foi registrada na região. Uma vez identificada é impossível eliminá-la, sendo adotadas todas as medidas necessárias para controle do vetor.
O objetivo do mapa de risco é alertar pessoas que vivem ou visitam aquele local sobre a possibilidade de contrair a doença e a necessidade de adotar medidas de proteção.
Sintomas
A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:
Febre
Dor de cabeça intensa
Náuseas e vômitos
Diarreia e dor abdominal
Dor muscular constante
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
Gangrena nos dedos e orelhas
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória
O ministério ressalta que, além dos sintomas acima, com a evolução da febre maculosa, é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.
Um homem foi salvo após engasgar enquanto almoçava em um restaurante no Centro de Araras,…
O domingo de Páscoa é, para os cristãos, a celebração mais importante do calendário litúrgico:…
Uma mulher foi morta a tiros no início da madrugada deste sábado (19) na zona…
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (17) R$ 50 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (15),…
Um caso de ameaça mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (18), em Leme…
MARIA RAFAEL CORREA, 87 anos, viúva, moradora do bairro Parque Industrial. Falecimento em 18/04/2025. Sepultamento…