Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Araras atingiu o melhor Indicador Sintético Final (ISF) da Atenção primária à Saúde (APS), medido pelo Ministério da Saúde desde 2018. O número passou de 3,89, no primeiro quadrimestre de 2022, para 6,13 no segundo.
São sete indicadores analisados: consultas de pré-natal, exames de HIV e sífilis, consultas odontológicas, exame citopatológico (papanicolau), vacinas, hipertensão e diabéticos. “Nós conseguimos montar equipes de atenção primária em mais três unidades de saúde, o que ajudou muito na melhora do índice. Agora são 15 ESFs (Estratégia de Saúde da Família) e oito EAPs (Equipes de Atenção Primária)”, explica o secretário Alex Zaniboni.
Maior repasse para a saúde
Com o índice mais alto, o município passa a receber mais repasse do Governo Federal, por meio do programa Previne Brasil, que utiliza quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.
“Ações que fazemos hoje, como a busca ativa de mulheres que não fazem o Papanicolau há mais de três anos, têm impacto direto no indicador e no serviço prestado à população”, disse o secretário.
A diretoria do União São João confirmou a permanência do técnico Raphael Pereira para a…
A prova do Processo Seletivo nº 002/2024 de estágio remunerado acontece no próximo dia 24…
A operação desencadeada pela Polícia Militar Ambiental tem como principal objetivo proteger a fauna aquática…
A Mega-Sena sorteia neste sábado (09) R$ 200 milhões, prêmio acumulado na última quinta-feira (07),…
O prefeito eleito Irineu Marreto (PSD), disse que é contrario à concessão do transporte urbano…
Gusttavo Lima, de 35 anos, passou por uma mudança no visual e decidiu ficar com…