A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (27), revela uma queda na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, 47% dos entrevistados aprovam a gestão, uma diminuição de cinco pontos percentuais em relação aos 52% registrados em dezembro. Paralelamente, a desaprovação subiu para 49%, ante 47% no mês anterior.
Esta é a primeira vez, desde o início do atual mandato, que a desaprovação supera a aprovação, embora os números estejam dentro da margem de erro de um ponto percentual. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, com 4.500 entrevistados, e possui uma margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos.
A queda na aprovação ocorre em meio a preocupações econômicas e à recente polêmica envolvendo o Pix. O governo enfrentou críticas após a Receita Federal emitir uma instrução normativa que obrigava instituições financeiras a reportar movimentações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para pessoas jurídicas, incluindo transações via Pix. Após repercussão negativa, a medida foi revogada.
Além disso, a avaliação negativa do governo aumentou entre o público feminino, passando de 27% em dezembro para 36% em janeiro. A avaliação positiva nesse grupo permaneceu estável, variando de 34% para 33%. A percepção de regularidade na gestão caiu de 36% para 27% entre as mulheres.
Esses resultados refletem os desafios que o governo Lula enfrenta ao atingir a metade de seu terceiro mandato não consecutivo, especialmente em relação à economia e à percepção pública de suas políticas.
Fontes: Reuters e UOL
O trânsito fez 453 vítimas ao longo de 2024 em Araras, sendo 343 com ferimentos…
A 2ª Companhia da Polícia Militar de Araras, em conjunto com batalhões vizinhos, realizará nos…
A montadora chinesa GWM (Great Wall Motor) anunciou a abertura de 700 vagas de emprego…
Com o aumento dos casos de dengue em Araras, a Prefeitura, por meio da Secretaria…
A Secretaria Municipal da Saúde de Araras, em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade…
Após a Prefeitura de Araras divulgar que os vencimentos dos carnês do Imposto Territorial Urbano…