A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira (27), a suspensão da comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint em todo o território nacional. A decisão foi tomada após a ocorrência de um número significativo de relatos de eventos adversos associados ao uso do produto.
Entre os sintomas reportados pelos consumidores estão lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação ou ardência, inflamação gengival e edema labial. A Anvisa informou que a suspensão é preventiva e temporária, com duração de 90 dias, período durante o qual serão conduzidas investigações para apurar as reações adversas notificadas. Não há, no momento, determinação de recolhimento do produto; entretanto, este deve ser separado e não exposto ao consumo ou uso.
A nova fórmula do creme dental, lançada em julho de 2024, substituiu o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho em sua composição. O uso do fluoreto de estanho visa melhorar a prevenção de doenças gengivais devido à sua eficácia antibacteriana. Contudo, a Anvisa recebeu, entre 1º de janeiro e 19 de março de 2025, oito notificações relatando 13 casos de eventos adversos relacionados ao uso do produto.
Em resposta, a Colgate afirmou que seus produtos e componentes passam por testes rigorosos e são aprovados por agências regulatórias em todo o mundo. A empresa destacou que a nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento, incluindo testes extensivos com consumidores, inclusive no Brasil. Reconheceu, entretanto, que uma pequena parcela da população pode apresentar sensibilidade a determinados ingredientes, como fluoreto de estanho, corantes ou saborizantes, recomendando a interrupção do uso em caso de reações adversas.
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) ressaltou que todos os ingredientes utilizados em dentifrícios são aprovados pela Anvisa como seguros à saúde geral dos consumidores, e que reações adversas são raras. O conselho recomenda que, caso um consumidor apresente reações bucais de sensibilidade a qualquer dentifrício, deve interromper o uso imediatamente e buscar outro produto.
A Anvisa orienta os consumidores que sofreram eventos indesejados relacionados ao uso do produto a comunicarem imediatamente por meio dos canais de notificação Limesurvey e e-Notivisa. Além disso, o Procon-SP notificou a Colgate para esclarecer as providências que a empresa está adotando em função da suspensão, questionando sobre a identificação dos produtos interditados, lotes envolvidos e orientações aos consumidores.
A suspensão permanece vigente enquanto são realizados testes, análises e outras providências necessárias para a investigação e conclusão do caso, visando proteger a saúde da população.
A Arteris Intervias realiza, a partir desta sexta-feira (04), obras de manutenção na parte superior…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta terça-feira (1º) sobre uma…
A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) já começou em Araras nesta quinta-feira, 3…
Um homem foi preso pela Polícia Militar após furtar cabos elétricos de uma empresa de…
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (03) R$ 51 milhões, prêmio acumulado na última terça-feira (01),…
A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Administração, informa que a classificação…