Categories: Saúde

Anvisa aprova liberação de vacina e medicamento contra varíola dos macacos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a liberação para uso da vacina contra a varíola dos macacos (monkeypox) e do medicamento tecovirimat para o tratamento da doença no Brasil. Para conceder as aprovações, a agência analisou dados da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e da Agência Americana (FDA).A dispensa temporária e excepcional se aplica somente ao Ministério da Saúde e terá validade de seis meses, desde que não seja expressamente revogada pela Anvisa.

Tecovirimat: a autorização se aplica ao medicamento, concentração de 200 mg, na forma farmacêutica cápsula dura, uso oral, prazo de validade de 84 meses e indicado para o tratamento de doenças causadas por Ortopoxvírus em adultos, adolescentes e crianças com peso mínimo de 13 kg.

Vacina Jynneos/Imvanex: a vacina da empresa Bavarian Nordic A/S é fabricada na Dinamarca e Alemanha. O imunizante é destinado a adultos com idade igual ou superior a 18 anos e possui prazo de até 60 meses de validade quando conservada entre -60 a -40°C.

No começo de agosto, Marcelo Queiroga afirmou que o Brasil iria receber o antiviral tecovirimat para combater o surto no país. Uma pesquisa publicada na revista científica “The Lancet Infectious Diseases” apontou que o antiviral se mostrou promissor em reduzir a duração dos sintomas e o tempo em que pacientes com a varíola dos macacos são capazes de infectar outras pessoas.

Brasil tem mais de quatro mil casos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou na quinta-feira (25) que o número de casos vem caindo após uma tendência de alta que durou um mês.

“Há sinais de que o surto está diminuindo na Europa, onde uma combinação de medidas eficazes de saúde pública, mudança de comportamento e vacinação está ajudando a prevenir a transmissão”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva.
No Brasil, o número de casos confirmados até a noite de quarta-feira era de 4.144, enquanto o número de casos suspeitos era de 4.653, segundo dados do Ministério da Saúde. O país registrou um óbito relacionado à doença.

A OMS disse que as infecções nas Américas mostraram “um aumento contínuo e acentuado” na semana anterior, e a região representou cerca de 60% dos casos no último mês.

“Na América Latina em particular, a conscientização insuficiente e falta de medidas de saúde pública estão se somando com uma falta de acesso às vacinas para combater as chamas do surto”, disse Tedros.

adminn

Recent Posts

Prefeito eleito Irineu Maretto anuncia alguns dos novos nomes para o primeiro escalão em 2025

O prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD) anunciou em suas redes sociais alguns dos novos…

2 horas ago

Está chegando a hora do 13º salário: o que fazer com dinheiro extra?

Novembro um mês marcado por uma expectativa importante para quem trabalha com carteira assinada: é…

3 horas ago

Motorista de caminhão morre carbonizado após batida na Rodovia Anhanguera

Um caminhoneiro de 23 anos morreu carbonizado após bater em outro caminhão, na madrugada desta…

3 horas ago

Auxiliar de pintura eletrostática, gerente de loja e supermercado, pedreiro / ajudante de pedreiro estão entre as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araras nesta sexta-feira (22)

Auxiliar de pintura eletrostática: experiência comprovada na carteira de trabalho Gerente de loja e supermercado:…

3 horas ago

Carlo Acutis, ‘padroeiro da internet’ que tem milagre reconhecido no Brasil, será canonizado em 2025

O italiano Carlo Acutis, que é popularmente conhecido como "padroeiro da internet", será canonizado durante…

18 horas ago

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto, Heleno e outras 34 pessoas por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa

A Polícia Federal (PF) indiciou Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas por suspeita de…

18 horas ago