Aconteceu nesta quarta-feira (27), a formatura das alunas da primeira turma do módulo básico do curso de Corte e Costura promovido pela parceria entre o Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. A cerimônia ocorreu no Centro de Divulgação, Formação e Realização de Eventos de Turismo “José Élio Dias”, localizado no CEU – Centro de Artes e Esportes “José Olavo Pagnotti”.
O módulo básico ensinou as sete alunas a realizarem pequenos consertos em peças de roupa, como pregar botões, elásticos, bainha e outros reparos simples. Agora, no módulo avançado, as alunas aprendem a realizar a modelagem das roupas. “O que elas produziram aqui, a gente já distribuiu na Campanha do Agasalho, fizeram camisetas pra times de futebol e até aventais para o Chá Beneficente, é muito capricho”, contou a presidente do Fuss, Rosana Pedro.
O prefeito Pedrinho Eliseu entregou pessoalmente os certificados. “Pude perceber que elas estão felizes e se elas estão felizes é porque o objetivo foi alcançado e eu mais do que nunca fico feliz também”, comentou.
A secretária de Assistência Social, Pascoala Perches, destacou a importância do curso, que serve de agente qualificador. “Será para elas uma grande ferramenta de trabalho, da manutenção da casa e da família e isso nos orgulha muito. Isso dá oportunidade de trabalhar em suas casas, mas também de serem costureiras em uma empresa, já que o curso dá essa habilidade e competência.”
Mais que um ofício
As alunas comentaram sobre o impacto pessoal do curso em suas vidas. “Eu tenho 62 anos, casei meus filhos e de repente eu me vi inútil, e esse curso está sendo muito bom”, disse Anatildes Moreira Lima.
Já Simone Pereira dos Santos falou sobre a visão artística da costura. “Para mim é uma arte, não é só uma fonte de renda, mas uma arte também. Faz bem poder vestir as pessoas, é lindo”.
Edilaine Conceição, que teve dificuldades no começo do curso, falou de sua superação por meio do aprendizado. “Inclusive já peguei uns consertos da família para fazer, estou fazendo aos poucos, o básico”, contou.
A próxima turma de módulo básico começa a partir da segunda quinzena de agosto. Os interessados nos cursos promovidos pelo Fuss de Araras devem comparecer à Secretaria de Assistência Social e estar com o Cadastro Único em dia.
Secretaria de Assistência Social
Rua 13 de maio, n° 175, Centro
(19) 3543-1700
Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…
A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…
A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…
O prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD) anunciou em suas redes sociais alguns dos novos…
Novembro um mês marcado por uma expectativa importante para quem trabalha com carteira assinada: é…
Um caminhoneiro de 23 anos morreu carbonizado após bater em outro caminhão, na madrugada desta…