O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta quinta-feira (15) que a adolescente de 16 anos, moradora de Campinas, morreu de febre maculosa.
Erissa Nicole Santan esteve na festa na Fazenda Santa Margarida, no interior do estado, no dia 27 de maio, onde três pessoas foram contaminadas e morreram em decorrência da doença.
Ela foi ao local para acompanhar o pai, que é bombeiro, e trabalhou no evento. A morte da jovem é o quarto óbito por febre maculosa confirmado nos últimos dias.
No total, porém, o estado registra, desde o início do ano, oito mortes. Segundo a Secretaria da Saúde, o estado teve 16 casos de febre maculosa este ano.
Até terça-feira (13), a Secretaria falava em seis mortos por febre maculosa em 2023. O sétimo caso inserido no sistema na quarta ocorreu em março e só foi incluído pela Prefeitura de Limeira agora.
Em 2022, foram registrados 63 casos, com 44 óbitos confirmados. Já em 2021, foram 87 casos e 48 óbitos.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo alerta para que as pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas, no período de 27 de maio a 11 de junho e apresentarem febre e dor pelo corpo, dor cabeça ou manchas avermelhadas pelo corpo, procure atendimento médico imediatamente e informe ao médico que esteve na região.
A febre maculosa também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia é transmitida pela picada do carrapato. Segundo a secretaria, entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta (o ciclo de vida do carrapato inclui as seguintes fases: ovo – larva – ninfa e adulto).
As regiões com maior frequência de casos são as de Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. O período de incubação da Febre Maculosa é de 2 a 14 dias. Portanto, de acordo com o governo, é importante considerar exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.
Casal
O piloto Douglas Costa, de 42 anos, e a namorada do piloto, Mariana Giordano, de 36 anos, morreram com febre maculosa após participarem da festa na fazenda.
Douglas e Mariana passaram a ter sintomas de febre, manchas avermelhadas pelo corpo e dores no dia 3 de junho e morreram cinco dias depois.
A terceira vítima, uma jovem de 28 anos, que também estava na festa, apresentou febre, cefaleia, choque e crise convulsiva, também com início dos sintomas em 3 de junho. Ela foi internada no dia 7 de junho e foi a óbito em 8 de junho.
Começa na próxima segunda-feira (18), o período de inscrições para o Processo Seletivo de Estágio…
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta sexta-feira (15/11), o julgamento do pedido de habeas…
Um motociclista morreu após se envolver em um acidente com um caminhão na manhã desta…
Arvelino Fávaro: 83 anos, casado. Morava no bairro Terras de Santa Olívia. Falecimento: 15/11/2024 -…
O advogado Daniel Salviato divulgou em seu perfil oficial no Instagram informações atualizadas do caso…
A Polícia Civil do Paraná indiciou, na quinta-feira (8), um técnico de enfermagem sob suspeita de estuprar pacientes em…