Categories: NotíciasPolítica

Pesquisa eleitoral 2022: com 44%, Lula mantém 12 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de voto no primeiro turno, conforme mostrou a pesquisa da Quaest Consultoria realizada presencialmente, contratada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (31).

Com 44% das intenções de voto para o petista e 32% para o atual presidente, eles mantiveram a mesma distância do último levantamento, pois cada um desceu 1%: era 45% para Lula e 33% para Bolsonaro. Essa pesquisa ainda não considera o impacto do debate do último domingo (28).

Os resultados são da pesquisa estimulada, quando os entrevistados olham para uma lista de candidatos. Essa é a primeira vez que o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) é incluído na pesquisa. Além disso, Pablo Marçal (Pros) voltou à lista.

Ainda assim, o terceiro lugar fica com Ciro Gomes (PDT), com 8%. Em seguida vem Simone Tebet (MDB), com 3%; Vera Lúcia (PSTU) e Felipe D’Ávilla (Novo), com 1% cada. O restante não pontuou. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa ouviu 2 mim pessoas presencialmente, entre os dias 25 e 28 de agosto. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00585/2022 e custou R$ 139.005,86.

Pesquisas eleitorais, como saber em quais posso confiar?
Em meio a essa diversidade de levantamentos existentes no Brasil, muitos eleitores não sabem em quais resultados acreditar.

No primeiro dia do ano passou a ser obrigatório o registro junto à Justiça Eleitoral de qualquer pesquisa pública relacionada às eleições. Porém, se uma pesquisa está registrada não necessariamente significa que ela será confiável, isso porque não há nenhum tipo de fiscalização prévia sobre a metodologia desses levantamentos.

Atualmente, a confiabilidade das pesquisas é garantida no Brasil por meio da transparência. Nome do contratante, valor cobrado pela pesquisa, origem dos recursos investidos, metodologia, período de realização, sistema de fiscalização da coleta de dados e questionário aplicado são algumas das informações que devem ser cadastradas junto à Justiça Eleitoral, tornando as pesquisas passíveis de contestação, caso qualquer irregularidade seja encontrada posteriormente.

Para identificar os atributos que mais merecem atenção nas pesquisas eleitorais, a reportagem do Yahoo! Notícias conversou com alguns especialistas no assunto e separou uma lista com os pontos mais importantes, confira aqui.

Qual a data das Eleições 2022?
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.

Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022
Deputado federal (quatro dígitos)
Deputado estadual (cinco dígitos)
Senador (três dígitos)
Governador (dois dígitos)
Presidente da República (dois dígitos)

adminn

Recent Posts

Novembro Azul: Praça Barão e três Unidades Básicas recebem evento neste sábado (23)

Em prol do Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Secretaria…

6 horas ago

Homem é preso suspeito de matar e enterrar cinco cachorros em Limeira

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem, nesta quinta-feira (21), após ele confessar que matou…

6 horas ago

Novo Pronto Atendimento Municipal do Hospital Mandic será inaugurado na próxima segunda-feira (25)

A Prefeitura de Araras e a São Leopoldo Mandic inauguram na próxima segunda-feira (25, a…

8 horas ago

Prefeito eleito Irineu Maretto anuncia alguns dos novos nomes para o primeiro escalão em 2025

O prefeito eleito Irineu Norival Maretto (PSD) anunciou em suas redes sociais alguns dos novos…

14 horas ago

Está chegando a hora do 13º salário: o que fazer com dinheiro extra?

Novembro um mês marcado por uma expectativa importante para quem trabalha com carteira assinada: é…

15 horas ago

Motorista de caminhão morre carbonizado após batida na Rodovia Anhanguera

Um caminhoneiro de 23 anos morreu carbonizado após bater em outro caminhão, na madrugada desta…

15 horas ago